BI Felino

É comum as pessoas deixarem os gatos sair à rua. São animais independentes e, regra geral, sabem cuidar de si. Mas ocasionalmente perdem-se – por exemplo, por se assustarem com algum barulho e correrem para um sítio que não conhecem.

Hoje encontrei na minha caminhada uma gata que nunca tinha visto. É difícil saber o que fazer nestas situações. Por um lado, não queria cair no engano de levar para casa um animal que se calhar pertencia a alguém, e estava só a dar uma volta. Por outro, não queria correr o risco deixar ao frio e no meio da estrada um animal perdido – que, pelo seu aspecto e bom trato, claramente não era vadio.

Acabei por trazer a gata para casa, porque ela me seguiu e não parava de me pedir colo, o que me levou a aceitar que ou estava perdida ou tinha sido abandonada. 

Mas não consigo deixar de pensar como teria sido útil o dono ter colocado uma coleira na gata. Sim, eles não gostam muito ao início, mas logo se habituam; e no caso do animal um dia ser perder, é uma boa maneira de nos ajudar a ajudá-lo.

Pessoal, espalhem a ideia: as coleiras não são só para os cães.